Enxaquecas

Imagem da Internet.

Felizmente este é um tema cada vez mais discutido e para
o qual se tem virado cada vez mais as atenções. Sofro de enxaquecas desde os 8 anos e com a idade tem vindo a agravar-se. Tenho cerca de 5 a 6 crises por mês e, muitas das vezes tenho de ir às urgências levar medicação intravenosa.

As dores de cabeça sempre fizeram parte da minha vida. Praticamente desde que me lembro. Recordo-me dos meus pais andarem constantemente comigo em médicos diferentes, de recorrerem a medicina alternativa e até à acumpunctura para me conseguirem ajudar. Já perdi a conta aos inúmeros exames que fiz. Sim, sofro de enxaqueca crónica. 

Por já ter esta "doença" - detesto que se diga que é uma doença- há muitos anos, conheço todos os meus comportamentos de risco que podem desencadear as dores. Para além de quando estou com a menstruação, deixo abaixo comportamentos e alimentos "perigosos" para mim:

- Café;
- Chocolate;
- Laranja;
- Bebidas alcoólicas;
- Deitar ou ir para a rua (dias frios) ainda com o cabelo húmido;
- Comida salgada;
- Chorar;
- Estar muitas horas sem comer;
- Ficar mais tempo na cama;
- Ansiedade.

Obviamente que como chocolate, bebo café, consumo bebidas alcoólicas e há dias em que fico mais tempo na cama. O que eu vos aconselho é que cheguem a um equilíbrio. Ter uma alimentação saudável e praticar exercício ajuda. Acreditem em mim! Ajuda mesmo!

Sempre tive vergonha de faltar ao trabalho por uma enxaqueca. Acho que as pessoas não compreendem e facilmente confundem com uma dor de cabeça. Eu para além das dores de cabeça extremamente fortes tenho náuseas, intolerância aos cheiros e à luz e chego a ter a visão turva. Um sintoma que comecei a ter mais recentemente é a falta de força nos braços. Felizmente cada vez mais se tem falado nas enxaquecas e não querida deixar de divulgar uma página de instagram - Dá voz à tua enxaqueça e agradecer à Sónia do blog Cocó na Fralda por esmiuçar cada vez mais este tema. Quem tiver curiosidade deveria ler o seu último post AQUI!.

Se sofrem de muitas dores de cabeça aconselho-vos a marcarem uma consulta com um médico especializado. Dentro de cada especialidade, neste caso Neurologia, há médicos mesmo especializados em cefaleias e enxaquecas, basta pesquisarem.

Espero que de alguma forma este post vos seja útil.

Comentários