Home office


Comecei a trabalhar a partir de casa há cerca de três meses. Não era uma novidade para mim uma vez que já o estava a fazer uma vez por semana. Quando o vírus começou a chegar a Portugal, a empresa mandou-nos de imediato para casa, foi literalmente de um dia para o outro, por uma questão de segurança dos colaboradores mas também do negócio.

Ao início estar as semanas inteiras em casa foi uma novidade: tentei manter a rotina que tinha e até achei piada pelo facto de conseguir trabalhar e fazer coisas em casa. Ao contrário de mim, o A. nunca parou de trabalhar, uma vez que trabalha na área da saúde. Ao início estava paranoica com esta situação, apesar de saber que ele tinha cuidados. Definimos uma "área COVID" à porta de casa para deixarmos os sapatos e nos desinfetarmos, uma vez que às vezes ia aos hospitais que recebiam doentes covid.

Enquando ele saía de manhã para trabalhar, eu ficava sentada à frente do PC em inúmeras chamadas e reuniões (que ao início achava piada mas que agora me tiram imenso tempo e me tornam muito menos produtiva) e pelo meio dava um jeito à casa e fazia o almoço (felizmente ele vinha almoçar praticamente todos os dias a casa).

Às vezes o trabalho é tanto e torna-se tão difícil de gerir a partir de casa, que eu preciso de parar e respirar fundo e perceber que no fim das contas eu tenho muita sorte. Só quebrei uma vez, durante estes três meses. Isolei-me no nosso escritório e chorei baba e ranho. Depois compus-me e pedi ao A. para irmos buscar jantar.

Somos dois, damos-nos muito bem e conseguimos manter a nossa rotina. Ao contrário de mim, as minhas colegas com filhos já arrancavam cabelos. É sem dúvida uma situação completamente nova na vida de todos nós. Hoje, 24 de junho, ainda não tenho previsão de regresso, mas já aceitei a ideia e tiro o melhor partido de tudo isto. Só tenho é saudades de toda a dinâmica de escritório, mas mais tarde ou mais cedo voltaremos ao antigo "normal".

Comentários

  1. Eu estive 2 meses e meio assim, mas entretanto este mês voltei ao escritório mas por turnos, completando o resto do horário em casa.
    Ao início, nas 2 primeiras semanas em casa, dei em maluca. Havia dias que nem me apetecia sair da cama. Tive de ir um mês para os meus pais para tentar arrebitar.
    Voltar ao escritório e apanhar ar todos os dias é bom, mas continuo a desinfectar-me a mim e aos objectos que levo comigo assim que chego a casa. Bem como o portátil etc, que desinfecto no escritório antes de colocar na mochila para ir para casa.

    ResponderEliminar
  2. No meu trabalho essa opção nao existe, mas acho bom o facto de poderem trabalhar de casa, apesar de acreditar que tambem deve ser dificil de gerir, e como falaste para quem tem filhos deve ser pior ainda, principalemnte os que ja os têm na escola e tem de ajudar nesta fase.

    ResponderEliminar
  3. Como me revejo nesta situação. Eu também não tenho previsão de regresso ao escritório, mas confesso que sinto falta da rotina.
    R: Sim, adorei o Honest Greens, super recomendado

    ResponderEliminar
  4. Continuo em home office, agora há quatro meses, e está bem difícil lidar com a ansiedade, gerenciar o tempo, etc. Mas acho que essa situação está nos ensinando de alguma forma.
    Make Beauty Close | Instagram
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Após três meses a trabalhar a partir de casa, a semana passada voltei para as instalações e devo dizer que foi uma das melhores decisões que tomei. Não digo que não estava satisfeita por trabalhar em casa, porque no início até estava, era uma dinâmica diferente, mais descontraída. Mas depois de algum tempo comecei a ficar "asfixiada" de estar em casa. Sinto-me grata por voltar a ver os meus colegas, sempre com as devidas precauções claro.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente também tive que continuar a trabalhar mas dou os meus sinceras parabéns às empresas que puderam - e quiseram - proteger os seus colaboradores.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário